Resíduos
Uma abordagem de ciclo de vida
Total de resíduos gerados
gerados, 2022
A produção de resíduos é um dos aspetos ambientais da nossa atividade. A sua mitigação e controlo segue uma perspetiva de ciclo de vida, ou seja, inicia-se antes do resíduo ser gerado e termina somente com o seu destino final.
Com efeito, uma gestão eficiente dos resíduos começa na decisão de compra. Neste sentido, para produtos de elevado consumo, temos vindo a optar por embalagens de maiores dimensões, cujo destino é a reutilização, evitando a sua entrada no circuito dos resíduos. Por outro lado, temos procurado devolver embalagens de transporte de diversos materiais de embalagem, aos respetivos fornecedores, reduzindo substancialmente a quantidade de resíduos e, simultaneamente, poupando recursos e custos ao fornecedor. A grande fração dos resíduos que resultam da nossa atividade são constituídos por cartão, plástico e vidro, que apresentam altas taxas de reciclabilidade. Também os resíduos de rolhas usadas ou rejeitadas são encaminhados para reciclagem.
A gestão de resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos faz parte do circuito nacional dedicado a este tipo de embalagens, garantindo um destino final seguro para as mesmas. Assim acontece com outras tipologias de resíduos considerados perigosos, como os óleos usados, as baterias e os resíduos elétricos e eletrónicos.
Atualmente, encaminhámos os resíduos de engaço para compostagem e valorização energética em caldeiras de biomassa. Ao mesmo tempo, temos participado em iniciativas de inovação que procuram transformar os engaços de uva em subprodutos valorizáveis. Um exemplo, foi a sua transformação em placas de revestimento, que embora em fase de piloto, demonstrou ser possível dar uma nova vida ao engaço. Outra dimensão deste tema é a produção de resíduos a jusante da nossa atividade, isto é, os resíduos de embalagem após o consumo dos nossos produtos. Estamos conscientes deste impacto, pelo que procuramos que as nossas embalagens não constituam elementos disruptores do processo de reciclagem.
Estamos focados na redução do peso das nossas garrafas, bem como na redução da multiplicidade de materiais, para não só facilitar o processo de reciclagem, como reduzir a pegada de carbono e os custos, durante o seu ciclo de vida. Atualmente, estamos a trabalhar na procura por uma alternativa ao topo em plástico das rolhas bartop, tornando-as num resíduo com menor impacto ambiental.