Fogo

O FOGO é luz e intensidade, e também um símbolo de pensamento criativo, inspiração e coragem — características essenciais para fazer a diferença. É por isso que, na última secção, destacamos iniciativas que podem ser a semente de uma metamorfose revolucionária. Acreditamos que Portugal, enquanto país produtor de vinho, possui um enorme potencial ainda não totalmente explorado — estamos determinados a estar na vanguarda do reforço da sua reputação no contexto mundial.

'O Douro merece melhor'

Não existem hoje empresas eremitas que vivem desligadas do seu entorno, da sua comunidade e da sua influência. A expressão we have to paddle our own canoe tem, feliz e inexoravelmente, cada vez menor presença nas reuniões de conselho de administração já que se tornou absolutamente evidente que não é possível ser-se bem-sucedido no seu projeto empresarial, nomeadamente a longo prazo, sem que os stakeholders relevantes também o sejam, particularmente a comunidade envolvente.

Porque acreditamos ser possível encontrar um equilíbrio virtuoso entre o sucesso económico e o impacto positivo no ambiente e nas pessoas, a Symington aprovou um conjunto de objetivos assentes em três pilares: responder aos desafios ambientais partilhados, estar na dianteira da inovação sustentável e cuidar das nossas pessoas e das comunidades locais. Centrando-nos neste último pilar podemos encontrar vários objetivos secundários relevantes e particularmente desafiantes, como ser um ótimo empregador, criar oportunidades para a próxima geração e, por último, advogar a segurança económica das comunidades onde trabalhamos.

Este é um elemento central das nossas preocupações e objetivos. A razão é muito simples: considerando que a capacidade de fornecimento de uvas das nossas propriedades cobre somente uma fração das nossas necessidades e que não é desejável que esta proporção aumente, iremos sempre necessitar de uma base alargada de lavradores profissionais que funcionem de uma forma sustentavelmente rentável. 

Ao longo dos últimos 20 anos, registaram-se importantes alterações com impacto na Região Demarcada do Douro, nomeadamente a quebra estrutural das vendas de vinho do Porto em volume, a concentração na distribuição e respetivo poder negocial, a saída das multinacionais do setor e, numa nota positiva, o aumento significativo das vendas de vinhos tranquilos do Douro. Isto sem que o modelo legal de funcionamento do setor tenha sofrido qualquer alteração de significado desde os anos 30 do século passado. Se juntarmos o facto de, sistematicamente, se verificar um excesso de uvas na região, particularmente de uvas destinadas à produção de vinhos tranquilos do Douro, encontram-se as principais razões para a deterioração significativa do rendimento fundiário, para níveis muito próximos da insustentabilidade. 

É também neste sentido que surge a iniciativa “O Douro merece melhor” que, apesar de não poder ser associada à Symington enquanto empresa, contou com o envolvimento próximo de vários membros da família e da administração e que teve como objetivo consciencializar a opinião pública e, em particular, as autoridades para a necessidade de introdução de reformas profundas no setor, particularmente na sua dimensão regulamentar.

António Marquez Filipe,
Chief Operating Officer

O Douro merece melhor

O seu impacto foi inequívoco, tendo chegado ao conhecimento das mais altas autoridades do país e tendo sido amplamente discutido, dentro e fora da região, e tendo trazido para esta temática um elevado sentido de urgência da necessidade de tomada de decisões com vista à resolução estrutural dos problemas que estão identificados.