Lavradores e Fornecedores
Relações fortes
Carlos Manuel Faria é nosso lavrador desde 1999.
“O Eng. Miguel é uma mais valia muito grande para nós. É uma pessoa que conhece muito bem o Douro e as nossas dificuldades. Temos experiência, ele dá-nos o conhecimento técnico. Foi uma grande aposta da Symington, porque nós precisávamos!”
Carlos Manuel Faria,
nosso lavrador desde 1999
estão localizados até 80km
significativos avaliados
quanto ao seu impacto
social e ambiental
Na base de qualquer negócio estão as relações comerciais entre fornecedores e compradores. Acreditamos que a confiança é condição determinante para relações comerciais duradouras. Foi na base da confiança que nasceram as relações comerciais no Douro, entre lavradores e produtores de Vinho do Porto. Negócios fechados com palavra e apertos de mão. Na compra de uvas, ainda hoje não existem contratos firmados, relações com décadas de existência, transformaram-se em proximidade e amizade.
Todos os anos compramos a mais de 1000 lavradores, a grande maioria deles pequenos viticultores, abaixo dos 3 hectares de vinha e com avançada faixa etária. Por outro lado, a sua situação económica tem-se fragilizado ao longo das últimas décadas, havendo casos em que a venda das uvas tem um impacto significativo na subsistência familiar.
1010 Lavradores
Neste contexto, temos uma política comercial de compra de uvas para Vinho do Porto que assenta em critérios de qualidade bem estabelecidos, garantindo não só pagamento de um valor justo e alinhado com o mercado, como também a majoração das uvas de melhor qualidade, o pagamento dos transportes das uvas para as nossas adegas, a possibilidade de pagamento adiantado meses antes da vindima e toda a gestão administrativa associada ao processo de compra.
Por outro lado, decidimos desde 2016 dedicar um técnico de viticultura ao apoio aos nossos lavradores, possibilitando ajuda técnica na gestão da vinha, bem como na promoção de ações de sensibilização no âmbito das melhores práticas agrícolas. Dependemos muito das uvas que compramos e, neste sentido, queremos garantir o melhor desempenho ambiental dos nossos lavradores. Durante os próximos anos vamos organizar sessões individuais com os nossos lavradores com foco nas boas práticas de sustentabilidade para identificar oportunidades de melhoria. Contamos numa primeira fase poder chegar a 50% da nossa compra.
Por outro lado, no domínio fabril contamos igualmente com longas relações comerciais, nomeadamente, com o setor da cortiça, com o setor do vidro e com o setor dedicado à produção de aguardente vínica, onde se incluem os nossos fornecedores de maior criticidade para o negócio.
Somos uma empresa certificada em segurança alimentar conforme o referencial BRCGS, reconhecido pela Global Food Safety Initiative (GFSI) como uma ferramenta que assegura a gestão da segurança, da integridade, da legalidade e da qualidade alimentar por meio de controlos operacionais em toda a cadeia de valor.
Neste sentido, temos implementado um procedimento de avaliação dos nossos fornecedores de alto risco, por via de auditorias nos temas da qualidade, segurança alimentar, fraude e defesa alimentar, práticas ambientais e de segurança e saúde dos seus colaboradores. Esta avaliação integrará, em breve, temas materiais focados nos princípios gerais de sustentabilidade, visando caracterizar o perfil de cada fornecedor neste domínio. Serão considerados temas como, políticas internas, proximidade local, impacto na comunidade, compras responsáveis, pegada carbónica, entre outros, alargando assim os requisitos de gestão responsável, à nossa cadeia de valor.
Para nós é muito importante poder trabalhar com fornecedores que têm objetivos alinhados com a agenda climática. Neste sentido, em 2019 dedicamos o nosso fórum anual de fornecedores de materiais de embalagem à temática da sustentabilidade, no qual apresentamos as nossas metas de sustentabilidade, as principais preocupações e os princípios-base na criação de uma embalagem de baixo impacto.
Estamos empenhados em ter uma cadeia de fornecimento forte e comprometida na transição climática, na procura por reduzir os impactos ambientais e os desequilíbrios sociais. Que juntos possamos fazer parte de um movimento firme em defender e fazer prosperar uma região, uma comunidade e um produto inigualáveis.
1010 Lavradores