I&D
Pioneiros no progresso

VineScout é um robô autónomo, alimentado eletricamente, utilizado para monitorização das vinhas.

VineScout é um robô autónomo, alimentado eletricamente, utilizado para monitorização das vinhas.

Os nossos vinhos são o reflexo da união entre tradição e os conhecimentos científicos mais avançados. Tanto na viticultura, como na enologia procuramos integrar modelos inovadores para melhorar continuamente os nossos processos, acompanhando as novas tendências de consumo e trabalhando na adaptação das vinhas ao contexto das mudanças climáticas.

Para além da nossa equipa interna de Investigação e Desenvolvimento, dedicada a tempo inteiro, estabelecemos colaborações com parceiros do meio académico e empresarial. Ao longo dos últimos vinte e cinco anos foram inúmeros os projetos de investigação e inovação desenvolvidos internamente ou em colaboração com parceiros externos. Os resultados dessas iniciativas são visíveis nas nossas vinhas e adegas, demonstrando o impacto positivo do nosso compromisso com a inovação e a procura pela excelência.

Biblioteca de castas, Quinta do Bomfim.

Coleções de Castas | Conhecimento de castas e porta-enxertos

O objetivo geral das coleções de castas é o de aumentar o conhecimento sobre castas e porta-enxertos, não só de variedades autóctones do Douro, mas também de outras regiões vinícolas. Este estudo pretende garantir a conservação de variedades menos conhecidas e ao mesmo tempo permite investigar o comportamento dessas variedades em cenários de temperaturas extremas e escassez de água que, num contexto de alterações climáticas, tornam este trabalho particularmente importante. O interesse da Symington pelo estudo das castas é bastante antigo, esta linha de ação iniciou-se em 1984, no âmbito do Programa Nacional de Seleção Clonal (PORVID), com a instalação de um campo de seleção clonal de Touriga Nacional na Quinta do Ataíde e na Quinta de Assares. Em 1997 o projeto evoluiu com a implementação de uma parcela experimental na Quinta da Cavadinha, focando nas relações de afinidade entre 4 castas e 5 porta-enxertos. Desde 2014, as 3 coleções de castas na Quinta do Ataíde, na Quinta do Bomfim e na Quinta da Tapadinha têm contribuído para o aprofundamento do conhecimento sobre as castas e a sua relação com o clima num Universo de 55 variedades. Estas estruturas experimentais apoiam decisões de novas plantações, são base de suporte a diversos projetos de I&D e promovem interações colaborativas com centros de investigação.

Vindima mecânica.

Vinificação | Lagares Mecânicos

O desenvolvimento dos lagares mecânicos nos anos 1998 e 1999 assinalou um ponto crucial na nossa estratégia de produção de vinho. Na vindima de 2000, alcançamos um marco significativo ao instalar com sucesso os primeiros três lagares mecânicos plenamente operacionais na Quinta dos Malvedos, resultando em performances surpreendentes. A eficácia do novo sistema levou à instalação de mais lagares mecânicos nas adegas da Cavadinha, da Senhora da Ribeira e do Bomfim. Este avanço tecnológico também sinalizou o início de uma transformação positiva no nosso processo de vinificação, impulsionando a qualidade e a eficiência.

Os lagares mecânicos oferecem diversas vantagens tais como: dupla pisa e submersão da manta; elevado rácio de contacto película/mosto para uma maceração otimizada; controlo da temperatura e de pressão da pisa; basculamento hidráulico para um rápido envasilhamento e, consequentemente, uma rápida rotação; disponibilidade 24 horas; melhor potencial de higienização pela construção em aço inoxidável; uma boa micro-oxigenação do mosto e custos operacionais mais baixos. 


Grapevine Water Stress | Uso eficiente de água pela videira

Desde 2014 o foco primordial desta linha de ação tem sido a compreensão de metodologias para avaliação e monitorização do estado hídrico da vinha. Isto engloba  a análise do nível de disponibilidade de água no solo, o consumo de água pela videira (transpiração) e a interação com o clima. Ao mesmo tempo, temos testado o modelo de rega deficitária em diversas estratégias de gestão, centradas em três pilares fundamentais: a maximização da qualidade das uvas, a retenção de água pela planta e o aumento da resiliência da videira para enfrentar diferentes condições climáticas. 


VITINOV (1) | Colheita mecânica em vinhas de declive acentuado

De 2014 a 2018, a Symington liderou um projeto de Cooperação para a Inovação do ProDER, em parceria com um parceiro técnico da Alemanha. O principal objetivo do projeto era desenvolver uma máquina de vindimar adaptável às vinhas em encosta, com o propósito de aumentar a eficiência da vindima mecânica sem comprometer a qualidade das uvas. Embora ainda existam desafios a superar, como a necessidade de adaptação de algumas vinhas para receber a máquina, os ensaios realizados em diversas parcelas de teste, com diferentes armações do terreno, superaram as expectativas. A máquina de vindimar alcançou um desempenho notável, atingindo valores de 12-14 toneladas/dia, com eficiências de campo variando entre 45% e 65% em terraços estreitos.


Joana Valente,
R&D Viticulture Assistant, a medir o teor de humidade no solo.

Vinhas sustentáveis de encostas íngremes | Gestão da erosão

Os objetivos fundamentais deste estudo são: estabelecer relações estatísticas entre os levantamentos de deslizamentos de terras e diversos fatores predisponentes e desencadeantes que impactam a instabilidade de taludes em encostas artificiais; avaliar os processos erosivos de ravinas e analisar o impacto das intervenções nas vinhas nos processos de escoamento, causados por chuvas intensas e de curta duração; e delinear a geometria da construção de terraços de forma compatível com uma gestão racional do uso do solo em vinhas de encosta.

2D-MAPPING | Mapeamento de parcelas por espetrofotometria FTIR & UV-VIS

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de um novo método, denominado '2D Parcel Analytical Mapping', para aprimorar a caracterização de cada terroir. Os objetivos incluem a criação de mapeamentos de parcelas 2D usando técnicas como FTIR e UV-VIS, a realização de um estudo sobre a variância intra-parcelar, a comparação de mapas PCD (Point Cloud Data) e a avaliação da qualidade do vinho microvinificado a partir de uvas colhidas em diferentes microzonas, e caracterizadas analiticamente. Apesar de ser inovador, o método é demorado, o que limita sua aplicabilidade generalizada. No entanto, é altamente recomendado para estudos específicos de variância intra-parcelar e para a caracterização detalhada do terroir. Além disso, pode desempenhar um papel crucial como método de validação PAT (Process Analytical Technology) oferecendo uma abordagem não destrutiva na avaliação dos bagos.


VINESCOUT (2) | Decisão inteligente por um robô vinhateiro

O objetivo do projeto VineScout era desenvolver um robô capaz de se movimentar autonomamente pela vinha, com diferentes tipos de sensores acoplados e processando as informações por meio de algoritmos adequados, apresentando-se como uma solução simples e de fácil utilização pelos viticultores. O resultado prático foi a criação de mapas que auxiliam na gestão da vinha, fornecendo informações cruciais sobre a disponibilidade de água e a nutrição das plantas. 


VISCA (3) | Aplicação climática inteligente para vinhas

O projeto VISCA oferece serviços climáticos e um sistema de apoio à decisão (DSS) que combina modelos climáticos e agrícolas com os requisitos de gestão dos agricultores. O objetivo é criar práticas de curto prazo e estratégias de adaptação a médio e longo prazo em resposta às alterações climáticas. O projeto foi validado por meio de demonstrações de campo, envolvendo utilizadores finais em três locais distintos: Espanha, Itália e Portugal (Symington). Este esforço prático e comprovado tem como objetivo disponibilizar ferramentas eficazes para os agricultores enfrentarem os desafios das alterações climáticas, adaptando as suas práticas de gestão de forma informada e sustentável.


VITIGEOSS (4) | Ferramenta inovadora que integra serviços de observação e sensores no campo

O projeto VitiGEOSS tem como objetivo otimizar as operações agrícolas em termos económicos e ambientais tirando partido dos serviços europeus de observação da Terra em open source, integrando a informação recolhida pelo satélite com sensores instalados na vinha. Esta abordagem visa aprimorar a resolução e a confiabilidade das informações provenientes de satélites, com aplicação específica no setor vitivinícola. Neste sentido, o VitiGEOSS procura contribuir para práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.


G.O.T.A. (5) | Gerir, Operacionalizar e Transferir. Uso eficiente da água na vinha

Este projeto, liderado pela ADVID (Cluster da Vinha e do Vinho e CoLAB VINES&WINES), teve como objetivo sensibilizar os viticultores da Região Demarcada do Douro para a importância do estado energético da água na videira e promover uma gestão eficiente da rega. Além disso, procurou capacitar os viticultores para a adoção de boas práticas na gestão da rega, nas suas vinhas.


NSAC (6) | Seleção de estirpes de leveduras nativas não Saccharomyces

Este estudo, que se baseia em estirpes de leveduras não Saccharomyces nativas, resulta de uma colaboração tripartida entre a Symington e duas empresas portuguesas especializadas:  ngelo Coimbra S.A., dedicada ao fabrico de produtos enológicos, e a Biocant, especializada no desenvolvimento de soluções práticas em biotecnologia. A caracterização bem-sucedida destas leveduras, juntamente com o isolamento eficaz e a sua aplicação prática, permitiram realçar as propriedades organoléticas promissoras que estas leveduras autóctones do Douro conferem à arte de produzir vinho do porto.

Q-AD4PurePort (7) | Método inovador de seleção de aguardentes vínicas

Este estudo, financiado pela União Europeia (FEDER), visa caracterizar o perfil aromático das aguardentes vínicas, procurando as combinações ideais para os diversos estilos de vinho do porto. A nossa equipa de I&D de enologia lidera o consórcio com a unidade de investigação QOPNA da Universidade de Aveiro e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) na procura por um avanço significativo na melhoria da consistência da qualidade na produção de vinhos do porto premium. Além disso, este projeto abre caminho para a criação de novas gamas de vinhos com elevado potencial para elaboração de cocktails, destacando o potencial inovador desta colaboração.


Fernando Alves,
Head of R&D, a supervisionar os novos ensaios de cobertura vegetal na Quinta do Bomfim.

Lagar mecânico.

VINE & WINE (8) |  Promover o crescimento sustentável através de inovação inteligente

Em 2022, integrámos o consórcio nacional do sector do vinho denominado Vine & Wine participando em vários projetos de inovação produtiva e de investigação e desenvolvimento. Este consórcio reúne empresas, universidades, instituições do Estado e produtores de vinho numa ação conjunta que pretende criar uma visão integradora para um crescimento sustentável do setor vitivinícola, através da inovação tecnológica.

VineAdapt2Climate | Modelação e projeção de diferentes eventos climáticos O objetivo deste projeto é fornecer projeções de alterações climáticas de alta resolução em áreas específicas relevantes para os viticultores. Considerando diferentes cenários a médio e longo prazo, estas projeções visam fornecer informações cruciais para o desenvolvimento de estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

BioGrapeSustain | Utilização da diversidade da videira e do microbioma Este projeto tem como objetivo estudar a adaptação às alterações climáticas, a tolerância a stresses bióticos e abióticos, bem como o interesse enológico de castas autóctones bem adaptadas ao solo e ao clima, específicos da região do Douro. Além disso, a diversidade microbiana do ecossistema da vinha será avaliada para compreender o potencial do seu uso na produção de novos biofortificantes, biofertilizantes e biopesticidas.

MiKS4Vine & ZEONI | Novas formulações para promover vinhas mais resilientes O foco deste projeto é testar duas estratégias diferentes para promover a resiliência da vinha e melhorar os serviços do ecossistema: 1) a influência de uma formulação de caulino (KI) e silício (Si) para melhorar as relações hídricas da videira, o desempenho fotossintético e a qualidade dos bagos; 2) a utilização de um produto inovador, ZEONI, combinado com diferentes estratégias de gestão de culturas de cobertura para otimizar a sinergia entre zeólitos e inibidores de nitrificação.

DSSs | Sistemas de Apoio à Decisão para práticas de viticultura e enologia O propósito do projeto consiste em estabelecer uma camada de serviços inteligentes que atue como elo entre um ecossistema de dados nacional e uma interface avançada, envolvendo os diversos intervenientes na vinha e na produção de vinho. O objetivo é proporcionar uma gestão abrangente e integrada, tanto de forma horizontal como vertical, ao longo de toda a cadeia de produção. Além disso, pretende-se integrar os resultados alcançados no âmbito desta Agenda Mobilizadora.

BUGS | Recolha e estudo de culturas microbianas para a indústria vitivinícola O objetivo deste projeto é criar uma coleção de recursos microbianos endógenos para impulsionar a inovação e desenvolver produtos, serviços e soluções avançadas de base biológica, procurando adicionar alto valor acrescentado, e aumentar a competitividade e sustentabilidade da indústria vitivinícola portuguesa. O projeto envolve o acesso a recursos validados, incluindo microrganismos e dados associados, com foco no desenvolvimento de ferramentas de base biológica para mitigar os efeitos das alterações climáticas na qualidade do vinho.

(1) VITINOV - Inovação no sistema de colheita e transporte de uva em viticultura de encosta - Project 020521052305 – Medida 4.1 Cooperação para a Inovação, co-financed by the ProDER

(2) VINESCOUT - Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 737669. https://vinescout.eu/web/

(3) VISCA - Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 730253. https://www.visca.eu/

(4) VITIGEOSS - Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 869565. https://vitigeoss.eu/

(5) G.O.T.A. - https://www.advid.pt/pt/gota-gerir-operacionalizar-e-transferir-uso-eficiente-da-agua-na-vinha-beneficiar-de-cada-gota

(6) NSAC - Projeto 17736 - POCI-01-0247-FEDER-017736, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020 no âmbito do Programa PORTUGAL 2020. https://pt.symington.com/inova%C3%A7%C3%A3o/indigenous-yeast-study

(7) Q-AD4PurePort - Projeto 39956 - POCI-01-0247-FEDER-039956, cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020 no âmbito do Programa PORTUGAL 2020. https://pt.symington.com/inova%C3%A7%C3%A3o/estudo-de-aguardentes-vinicas/280

(8) VINE & WINE - Projeto nº C644866286-00000011 https://sites.google.com/multisector.pt/vwpt-divulg/home

Joana Valente,
R&D Viticulture Assistant, a medir o teor de humidade no solo.
Fernando Alves,
Head of R&D, a supervisionar os novos ensaios de cobertura vegetal na Quinta do Bomfim.
Lagar mecânico.

ZE-WAVE | Reutilização de águas residuais em adegas e captura de CO2
Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de tratamento de águas transportável para proporcionar uma etapa adicional de tratamento aos efluentes previamente tratados em ETAR biológica, tornando-os seguros para reutilização em atividades como a limpeza de equipamentos ou irrigação. Adicionalmente, o projeto inclui a captura e o sequestro de CO2 que é libertado nas fermentações. O objetivo é otimizar a conversão do CO2 em carbonato de cálcio, que pode ser reutilizado localmente, para corrigir a acidez do solo.

VIN.ES Monitor | Aplicação para gestão e monitorização dos serviços dos ecossistema
O objetivo deste projeto é estabelecer uma plataforma para integrar informações sobre biodiversidade e serviços dos ecossistemas. Além disso, procura desenvolver práticas de gestão de ecossistemas, que incluem o controlo de vegetação rasteira, a monitorização de pragas e inimigos naturais, e a identificação das melhores práticas de gestão de encosta, zonas húmidas, florestas e outros elementos ecológicos.