Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Plano conjunto para a paz e prosperidade
“O nosso objetivo é que possamos legar uma empresa familiar mais forte e sustentável do que aquela que nos foi confiada. Isso implica, hoje, enfrentar os desafios do nosso tempo com determinação, foco, resiliência e criatividade — adaptando-nos e inovando constantemente do ponto de vista comercial. Espero sinceramente que os meus netos possam produzir vinho do porto e vinho no Douro. As ações que, coletivamente, assumirmos ao longo dos próximos anos irão determinar que assim seja.”
Johnny Symington,
Chairman e Joint Managing Director
Foco primário:
6, 7, 9, 13 e 15;
Contribuição direta:
3, 4, 8, 12 e 17;
Contribuição indireta:
1, 2, 5, 10, 11, 14 e 16;
Chairman e Joint Managing Director.
4ª geração.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Objetivos Globais, são um conjunto de 17 metas estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015, como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Os ODS constituem um apelo global à ação com o intuito de erradicar a pobreza, preservar o planeta e garantir paz e prosperidade para todas as pessoas até 2030. Além disso, procuram enfrentar as mudanças climáticas, bem como proteger os oceanos e as florestas.
Estamos cientes das nossas responsabilidades e do papel que devemos desempenhar na implementação do projeto comum de paz e prosperidade para as pessoas e o planeta. No que diz respeito à integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas nossas operações, iniciámos um exercício de mapeamento para compreender a relevância de todos os diferentes objetivos e subobjetivos na nossa própria realidade. Esta abordagem permitiu-nos constatar onde já estávamos a progredir de forma adequada, e, por outro lado, identificar áreas que deveriam estar mais alinhadas com os ODS.
Neste processo, deparamo-nos com alguns desafios na integração dos ODS na nossa atividade, uma vez que estes são formulados numa linguagem própria do desenvolvimento sustentável, que nem sempre coincide com a linguagem operacional de uma empresa. Assim, realizamos um processo interno de sensibilização das equipas sobre as implicações deste compromisso, não só na forma como atualmente conduzimos os negócios, como também na visão que temos para o desenvolvimento das nossas atividades.
A nossa principal prioridade é contribuir para o desenvolvimento sustentável nas áreas onde podemos causar um impacto mais significativo, seja do ponto de vista económico, social ou ambiental, procurando perpetuar a influência positiva que exercemos.