Amor pelo Douro
Guiados pelos nossos princípios — amor pelo Douro, cultivo de relações fortes e uma perspetiva de longo prazo — prestamos homenagem à região. Produzimos vinhos excecionais ao mesmo tempo que preservamos o encanto do Douro, fomentamos ligações genuínas e utilizamos o nosso negócio para a preservação da região.
Guiados pelos nossos princípios — amor pelo Douro, cultivo de relações fortes e uma perspetiva de longo prazo — prestamos homenagem à região. Produzimos vinhos excecionais ao mesmo tempo que preservamos o encanto do Douro, fomentamos ligações genuínas e utilizamos o nosso negócio para a preservação da região.
Head Winemaker, 4.ª geração
Para a nossa família o Douro representa um testemunho dos nossos valores e uma herança preciosa que temos preservado, protegido e transmitido de geração em geração.
A região do Douro, enquanto região vitivinícola, pela sua especificidade, pelos baixos rendimentos produtivos, pelos altos custos de produção, pela questão demográfica e também em virtude das alterações climáticas, precisa de assegurar a sustentabilidade económica, social e ambiental. Neste sentido, temos evoluído muito na viticultura e na enologia, bem como noutras vertentes, sempre a procurar fazer melhor, conciliando o saber empírico com a inovação. Temos dado orientação aos lavradores sobre como melhorar práticas, e com satisfação vemos que as suas vinhas estão viçosas e sãs.
O cultivo da vinha é uma arte que depende em muito da transmissão de conhecimento ao longo de várias gerações familiares. Sabemos a importância de preservar um saber muito especializado, pelo que procuramos ter as nossas próprias equipas agrícolas e, desta forma, assegurar um alto nível de qualidade do trabalho.
O poder das relações humanas tem sido fundamental no nosso trajeto de sucesso. Este é um princípio basilar da nossa família, bem patente nas ligações fortes e duradouras que temos construído e reforçado com inúmeros lavradores e fornecedores na região. Muitas destas ligações transformaram-se mesmo em relações de amizade.
A região do Douro é privilegiada pelo singular ecossistema onde prosperam castas únicas e bem-adaptadas. Procuramos intervir o menos possível durante a produção, pois pretendemos que os nossos vinhos expressem do modo mais puro possível o melhor das castas e do terroir. Por outro lado, temos a paciência e a visão para executar investimentos a médio e longo prazo, a pensar sempre nas próximas gerações. Atualmente, estamos a colocar no mercado alguns dos vinhos que o meu pai produziu e até uns poucos, muito raros, produzidos pelo meu avô.
Como área de negócio sentimos que a inovação e a evolução qualitativa são fundamentais. O vinho do Porto nunca foi tão bom como é hoje. Porém, o Douro também é uma região de vinhos tranquilos de excelente qualidade. Tem construído uma imagem forte como região de excelência para vinhos tintos muito equilibrados e com elevado potencial de evolução, e mais recentemente tem-se afirmado também nos vinhos brancos que já representam 25% dos DOC Douro. As cotas elevadas que abundam na geografia da região, têm demonstrado forte aptidão para produzir vinhos brancos de frescura e elegância extraordinárias, contribuindo para a resiliência da região.
O Douro está a adaptar-se ao futuro, sem nunca perder o foco no que o torna singular — a sua autenticidade.
Charles Symington,
Head Winemaker